SEO, sigla para Search Engine Optimization, em inglês, ou Otimização para Mecanismos de Busca, é um conjunto de estratégias adotadas para gerar tráfego orgânico para o seu site. A partir disso, você estará no topo dos resultados de busca e terá muito mais chances de receber visitantes, convertê-los em leads e, futuramente, em clientes.
A maioria das pessoas, ao fazer uma pesquisa num motor de busca, não passa da segunda página de resultados – ousamos dizer que elas ficam retidas entre os cinco primeiros resultados! Por isso, ter uma estratégia que faça com que sua empresa seja um dos primeiros resultados – e o melhor ainda, sem gastar com anúncios -, é uma estratégia que pode fazer a diferença nos resultados do seu negócio.
O que é SEO?
O SEO, então, é um conjunto de técnicas utilizadas para fazer com que o seu site apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica dos mecanismos de busca, como o Google por exemplo. Para tanto, são utilizadas algumas estratégias como marketing de conteúdo, utilização das palavras-chave adequadas e o SEO técnico, como otimização no código do seu site.
Ao criar uma página na internet, o Google indexará o conteúdo e disponibilizará para os usuários que o utilizam em suas pesquisas diárias. Por isso, conhecer o algoritmo do Google e entregar a informação o mais clara possível faz a diferença na hora de chegar até o seu usuário.
Porém, apenas isso não é necessário. A cada atualização do algoritmo, o Google procura tornar a busca o mais humana possível. Por isso, tenha em mente que o conteúdo a ser divulgado em seu site é para o seu cliente e potencial lead, e não apenas para o algoritmo encontrá-lo.
Cuide para não confundir SEO com SEM que, apesar de a sigla ser parecida, significam estratégias diferentes. Enquanto o SEO é baseado no tráfego orgânico, o SEM, ou Search Engine Marketing, engloba um conjunto de técnicas de marketing para gerar tráfego para o seu site, inclusive anúncios e mídia paga.
Como funcionam os motores de busca?
Os mecanismos de busca utilizam algoritmos para rastrear, indexar e rankear os conteúdos da internet, organizando-os de forma que os usuários que estão fazendo a pesquisa possam encontrá-los. Vamos entender um pouco mais sobre o processo da pesquisa.
Rastreamento
Nesta primeira etapa, os robôs ou spiders, no caso do Google os Googlebots, rastreiam o conteúdo da web a partir do caminho que os links apontam. Eles identificam as páginas para enviar ao índice do buscador e definem a priorização e a frequência de indexação das páginas.
Após visitar cada uma das páginas (em milissegundos!), o Googlebot verifica a existência de novos links, alterações ou exclusões de conteúdo e envia essas informações para a indexação.
Indexação
É aqui que o Googlebot processa cada uma das páginas rastreadas e faz a indexação delas em seu índice, funcionando como uma grande biblioteca de conteúdo. Informações coletadas no rastreamento como principais palavras-chave, tempo de carregamento das páginas, conteúdo geral do site, data de publicação, título, descrição e dados estruturados são indexados.
Rankeamento
Aqui é definida a ordem que o conteúdo rastreado e indexado é exibido ao usuário. Sendo a etapa da busca propriamente dita, ela não ocorre diretamente da web, mas em um índice do próprio buscador. A pesquisa do Google não é aleatória, sendo embasada em mais de 200 fatores de rankeamento, que podem ser aprimorados por estratégias de SEO.
Quais são os principais fatores de rankeamento?
Apesar de o Google não divulgar os fatores de rankeamento que utilizam, muitas pesquisas já foram feitas para tentar descobrir pelo menos os principais. Além disso, o estrategista de SEO e criador de conteúdo, ao criar suas estratégias para rankear melhor no Google, acaba entendendo o funcionamento de alguns índices.
Podemos definir, de maneira geral, que os fatores de rankeamento do Google dividem-se em três grupos:
- SEO On Page,
- SEO Off Page e
- SEO Técnico.
SEO On Page
O SEO On Page significa o conteúdo que você consegue editar na sua própria página. Fazem parte da estratégia On Page, fatores como:
- Conteúdo;
- Título;
- Meta descrição;
- Heading Tags / Subtítulos;
- Imagens;
- URLs.
Quanto mais original e de qualidade for o seu conteúdo, maior priorização o seu site irá receber. Além disso, conteúdos maiores são considerados menos superficiais e com mais aprofundamento sobre determinado tema. Não economize nas palavras!
Outro ponto de atenção na estratégia On Page é que a palavra-chave deve aparecer tanto no título (Tag Title) quanto nas 100 primeiras palavras do seu conteúdo, além de alterná-la entre os subtítulos. Porém, não exagere no número de palavras-chave: o Google entenderá que é “forçado” e você poderá perder alguns pontos no índice de rankeamento.
SEO Off Page
Já o SEO Off Page consiste em averiguar se o seu site é uma autoridade no assunto, ou seja, se outros sites mostram que você é uma referência por meio de backlinks (links externos que apontam para sua página).
Alguns indicadores são:
- Quantidade, diversidade e contextos dos backlinks;
- Sinais sociais;
- Menções à marca;
- Entrevistas com especialistas;
- Buscas diretas.
Isto é, se as outras pessoas estão falando sobre você, seja em redes sociais, seja em no site delas, o Google entende que você é autoridade no assunto. Além disso, se a página recebe muitas visitas a partir da busca direta, o buscador entende que a marca é importante, pois o nome dela é lembrada diretamente – sem precisar chegar nela por meio de pesquisas por outros meios.
SEO Técnico
O SEO Técnico é responsável pela estrutura do site, ou seja, é responsável pelas otimizações feitas nos códigos e na arquitetura do site. Alguns elementos que são configurados nesta estratégia são:
- Sitemap;
- Robots.txt;
- User Experience;
- Velocidade de carregamento;
- Mobile First Index;
- AMPs;
- Auditorias de SEO.
Faça testes para averiguar a velocidade de carregamento da página, pois quanto mais leve e rápida ela for, melhor será rankeada. O design da página também é muito importante e certifique-se de que ele é responsivo, pois o Google prioriza sites que possuem boa navegabilidade no mobile.
O SEO Técnico é muito ligado ao SEO On Page, já que ambas são estratégias que podem ser modificadas por você ou pela sua agência.
O que são palavras-chave e como escolher as corretas?
A palavra-chave é, basicamente, o termo que o usuário pesquisa para encontrar o que está procurando. Por isso, para que seu site tenha uma estratégia de SEO eficiente, é muito importante conhecer o seu público e entender o seu comportamento.
Existem três tipos de busca que o usuário pode fazer:
- Pesquisa ou busca navegacional: normalmente, o usuário sabe para qual site deseja ir, porém não se lembra da URL completa, fazendo uma pesquisa mais focada;
- Pesquisa ou busca informacional: esta é a busca mais comum feita no Google. É quando o usuário está atrás de uma informação, notícia, curiosidade, receita, enfim de soluções para a sua dúvida;
- Pesquisa ou busca transacional: nesta pesquisa o usuário tem a intenção de fazer uma compra online, por isso o Google já irá direcionar o lead neste sentido.
Por que devo ter uma estratégia de SEO na minha empresa?
As vantagens de adotar uma estratégia de SEO para o seu site são imensas. Além de você poder diminuir os gastos com mídia paga, construir uma autoridade orgânica nos mecanismos de busca gera credibilidade para o seu negócio, sem nenhum custo a mais.
Veja outras vantagens de uma estratégia de SEO bem consolidada.
1. Aumento do tráfego
Se você possui um site atualizado com conteúdo relevante e com bastante diversidade, é natural que o Google entenda que você entende sobre o assunto e queira mostrar para o maior número de usuários. Com mais usuários visitando o seu site, mais oportunidades de negócios podem ser geradas.
2. Geração de leads
Como os novos visitantes digitaram uma palavra-chave de seu interesse e encontraram o seu site, é muito provável que eles já estejam mais avançados na jornada do consumidor e possam, pelo menos, virar leads para serem trabalhados a fim de virarem futuros clientes. Ou seja, uma estratégia de SEO eficaz gera leads qualificados para o seu negócio.
3. Retorno sobre o investimento maior
Justamente pelo SEO ser uma estratégia de geração de tráfego orgânica, você não estará gastando um centavo para receber estes novos leads. Por isso, o ROI tende a ser melhor e a taxa de conversão maior.
4. Aumento da autoridade do site ou blog
Você passa a ser referência no assunto do seu negócio, passando a ser lembrado para além das fronteiras da pesquisa web. Ou seja, se você construiu um conteúdo de qualidade e, consequentemente, ganhou a confiança dos seus clientes, eles com certeza passarão a recomendar o seu serviço para familiares e amigos.
5. Fortalecimento da reputação da marca
É inegável que, hoje em dia, estar na primeira página do Google e ainda estar nas primeiras posições, é um fator de extrema importância para a reputação da sua marca. Visto que a grande maioria dos usuários não passa da primeira página e tende a clicar no primeiro resultado, estar no topo das buscas é também estar no topo do negócio.
Além de entender o que é SEO, você deve averiguar a possibilidade de incluir esta estratégia no seu negócio. Aumentar o tráfego orgânico, gerar leads qualificados e aumentar as vendas são apenas alguns dos benefícios de criar uma estratégia eficaz de SEO para o seu negócio.
Entre em contato conosco, pois podemos ajudar você!