Em 1˚ de fevereiro de 2022, a SPM (Scaled Partner Management) foi oficialmente desativada, fazendo com que o Google migrasse definitivamente para MCM (Multiple Customer Management). Mas o que significa essa transição? E o que muda no dia a dia do seu negócio? Continue a leitura!
O que é MCM?
O MCM, ou Gestão de Vários Clientes, em português, fornece aos editores acesso direto à demanda do Google Ad Exchange (plataforma para geração de receitas), autorizando qualquer parceiro de monetização a possibilidade de gerenciar o inventário de anúncios do editor.
Antigamente, com a SPM, isso não era possível, pois ela não oferecia total clareza a respeito do nível de autorização da parceria com os publishers e os parceiros. Já o MCM promete criar um ambiente mais eficaz e transparente entre as partes envolvidas.
Assim, os editores também têm mais controle sobre quais partes de seus inventários estão sendo gerenciadas pelos parceiros de monetização, além de poderem usar mais de um parceiro ao mesmo tempo. Desta maneira, o nível de autorização entre as empresas de monetização e os publishers fica bem claro.
Existem dois tipos de níveis de acesso: Gerenciar Conta e Gerenciar Inventário. Vamos desvendar cada um a seguir.
Gerenciar Conta
Ao delegar o acesso de gerenciamento de conta ao parceiro de monetização, você possibilita o acesso do parceiro para monetizar e gerenciar todos os inventários de anúncios da sua conta. Além disso:
- Você usa suas próprias tags pessoais do Google Ad Manager;
- Possibilita o gerenciamento e monetização de todo o inventário de anúncios da sua conta de maneira fácil;
- Concorda com o modelo de divisão de receita;
- Você é pago de acordo com o compartilhamento de receita.
Gerenciar Inventário
Se você optar por delegar a opção de gerenciamento de inventário ao parceiro de monetização, você dará permissão de gerenciamento para:
- Monetizar parte do seu inventário em seu nome e em sua conta, sem acesso para alterar definições de conta;
- Ter acesso às tags do Ad Manager da conta do parceiro;
- Possibilidade de ter até 15 parceiros MCM;
- Seu pagamento será feito pelo parceiro por meio de métodos de pagamento on-line.
Gerenciar Conta ou Gerenciar Inventário: qual modelo escolher?
A decisão entre os dois tipos de delegação é exclusiva do cliente. Avalie bem qual dos modelos irá escolher, pois isso pode impactar diretamente na sua receita.
O modelo de “Gerenciar Conta” tem se mostrado mais promissor a longo prazo, especialmente se você apostar em um bom parceiro de monetização.
Benefícios do MCM do Google
Enquanto a SPM era limitada ao leilão aberto e possuía acesso à demanda do Google Adx, o Google MCM tem como benefício principal a possibilidade de obter acesso ao Google Ad Exchange e maximizar as oportunidades de receitas disponíveis. Além de:
- Fornecer acesso à demanda adicional de outras Ad Exchanges por meio do Open Bidding;
- Assistência adicional para ofertas preferenciais, ofertas programáticas garantidas e ofertas programáticas diretas.
Como começar a usar o MCM do Google?
Para começar a usar o MCM do Google, você pode estar inserido em uma das duas situações: você é um publisher e deseja ter acesso à demanda do Google Ad Exchange, mas não possui nenhum parceiro de monetização; ou você já possui um parceiro e quer aprender mais para evoluir o seu negócio e aumentar a sua renda.
Independentemente da sua atual situação, o primeiro passo é criar uma conta no Google Ad Manager. Agora, entenda como prosseguir nos próximos passos:
Situação 1
Se você é um publisher e deseja acessar o Google Ad Exchange por meio de um parceiro de monetização, a primeira coisa que deve fazer é verificar se o parceiro tem uma conta aprovada pelo MCM, pois nem todos que tinham SPM migraram automaticamente para o novo programa do Google.
Para aprovar a transição de um parceiro da SPM para o MCM, o Google possui um processo de avaliação separado, no qual avalia o desempenho dos parceiros (Google Ad Exchange Health Score).
Após encontrar um parceiro aprovado pelo MCM, você pode seguir as etapas do tipo de delegação no qual você escolheu previamente.
Situação 2
Se você já possui parceria com uma empresa de monetização, o ideal é que você entre em contato com a empresa parceira para entender quais são os passos que você deve tomar a seguir.
Entender as mudanças que ocorreram na transição da SPM para o MCM e fazer as configurações corretas em sua conta podem impactar diretamente na sua receita. Por isso, entre em contato com o seu parceiro de monetização para agilizar o processo, caso você ainda não tenha feito isso.
Se você quer começar a anunciar no Google e quer obter o melhor custo-benefício para o seu negócio, mas ainda acredita que este é um assunto muito técnico, entre em contato com uma agência que pode pensar estrategicamente o seu negócio. Estamos à disposição para conversarmos!